COMUNICADO: REUNIÃO ONLINE 01/09/2020
Após seis dias de reuniões no Conselho Superior (CONSUP), a Direção-geral do Câmpus Venâncio Aires traz para a sua comunidade o resultado do amplo debate realizado. O documento intitulado de “Diretrizes para o Desenvolvimento de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) no IFSul, adotadas em razão da pandemia (COVID-19)” foi finalizado e APROVADO em 20/08/2020. Em um segundo momento, se aprovou a AUTORIZAÇÃO para os câmpus começarem seus processos de estudo das diretrizes para possibilitar o Ensino Remoto, caso desejem.
MENSAGEM DOS REPRESENTANTES DO CONSELHO SUPERIOR À COMUNIDADE ACADÊMICA DO IFSUL CÂMPUS VENÂNCIO AIRES:Como representantes do câmpus Venâncio Aires no Conselho Superior (CONSUP), após seis dias de reuniões trazemos à nossa comunidade o resultado do amplo debate realizado. O documento intitulado “Diretrizes para o Desenvolvimento de Atividades Pedagógicas Não Presenciais no IFSul, adotadas em razão da pandemia (COVID-19)” foi finalizado e APROVADO. Em um segundo momento se aprovou a AUTORIZAÇÃO para os câmpus começarem seus processos de estudo das diretrizes para possibilitar o Ensino Remoto. Resumimos para o nosso campus basicamente quatro períodos, que não são necessariamente sequenciais e fixos; nossas reuniões e debates serão determinantes para a dinâmica dos encaminhamentos: 1) Estruturação = o câmpus irá buscar condições estruturais (equipamentos, acesso à Internet, adequação aos protocolos de segurança, etc) para possibilitar o Ensino Remoto a todos estudantes. 2) Elaboração do Plano de Atividades Pedagógicas não Presenciais (PAT) = cada curso terá um PAT específico que conterá, entre outros: cronograma de oferta dos componentes curriculares e/ou projetos; horário de atendimento remoto às/aos estudantes; atividades interdisciplinares; especificidades dos estudantes da turma. 3) Ambientação = serão reconstruídos e renovados os vínculos entre o câmpus e sua comunidade acadêmica. Se enquadra nesse período a capacitação de estudantes e servidores para utilização das ferramentas digitais que serão utilizadas, bem como o esclarecimento aos pais sobre a dinâmica das aulas. Esse período será anterior ao início das APNP e não contará como atividade avaliativa. 4) Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) propriamente ditas = serão desenvolvidos os calendários oficiais e/ou extraordinários. Como consta no documento, os calendários serão adequados à situação extraordinária que vivenciamos, de forma que a qualidade de ensino e a saúde física e mental de estudantes e servidores sejam priorizadas. Todos os termos citados e demais detalhamentos estão no documento que enviaremos assim que terminada a revisão da escrita. Em nosso câmpus , iremos neste primeiro momento, planejar com as diferentes equipes da gestão e representações as formas de discutir e buscar alternativas para a implementação. Posteriormente trabalharemos com todo grupo. Pedimos muita tranquilidade, pois todos os encaminhamentos serão devidamente discutidos e divulgados. O câmpus moverá todos os esforços para que as decisões sejam tomadas em conjunto e contemplem todos os segmentos, de forma que possamos superar juntos este momento de crise. A missão acolher a todos, e de não deixar nenhum estudante ou servidor desassistido servirá de base para as próximas decisões, assim como um olhar sensível sobre as necessidades de cada um. Agradecemos a atenção. - Christopher Hauschild Schott e Christy Hauschild Schott (Representantes dos(as) discentes) - Cristian Oliveira da Conceição (Diretor-Geral) - Eloísa Maria Wiebusch (Representante dos(as) docentes) - Gabriele Laís Mandler (Representante dos(as) TAEs) Venâncio Aires – 21/08/2020 11 DE AGOSTO - DIA DO ESTUDANTEMensagem do Diretor-geral do Ifsul câmpus Venâncio Aires: "11 DE AGOSTO - DIA DO ESTUDANTE EDUCAÇÃO COMO ESTRELA-GUIA As datas comemoratIvas carregam um conteúdo e forças históricas e culturais que as vezes não podemos expressar com apenas “PARABÉNS”. Hoje, dia do estudante, mais do que parabéns, quero agradecer por vocês darem sentidos as nossas vidas. Mesmo em momentos como estes que estamos afastados...cada pensar, criar, planejar, debater, discordar e sonhar é constituído pensando em vocês...e como fazer a melhor escolha em cada questão das centenas que pairam no ar...Zigmunt Bauman cita uma analogia de Ricoeur no seu livro “ a arte da vida":
|
Outras Notícias
- EDITAL COMPLEMENTAR 20/2023
- EDITAL PROCESSO SELETIVO ESPECIALIZAÇÃO
- INSCRIÇÕES ABERTAS
- Informações sobre as matrículas do Curso Integrado – 2023/1
- INSCRIÇÕES PROEJA
- Vestibular IFSUL
- NOTA DE PESAR
- NOTA DE PESAR
- AVISO DE LICITAÇÃO
- Curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis
- Aviso de Licitação
- Processo Seletivo 2022 - Curso de Especialização em Educação
- Processo Seletivo 2022 - Curso Superior e Cursos Subsequentes
- Sorteio da seleção complementar - Curso Técnico Integrado em Refrigeração e Climatização
- Prezada comunidade acadêmica do IFSUL Câmpus Venâncio Aires: