Estudantes se preparam para Maratona de Eficiência Energética

Imagem

É no bloco oficinas, do campus do IFSul que um projeto de eficiência energética ganha forma pelas mãos de estudantes e professores da escola. Aliando pesquisa com a prática de conteúdos trabalhados em sala de aula, cerca de 20 alunos se empenham na construção de um carro movido à eletricidade. O trabalho ocorre desde o início do ano e não para nem mesmo em período de férias escolares. O motivo? Entre os dias 26 e 30 de agosto, o veículo construído em Venâncio Aires estará em solo paulista, disputando a 10ª Maratona Universitária de Eficiência Energética.

No kartódromo Ayrton Senna, em São Paulo, o Gefisul IFCar II apresentará os resultados do trabalho que envolve alunos dos cursos técnicos em Informática, Refrigeração e climatização e Eletromecânica. O objetivo da corrida é alcançar a maior distância possível utilizando a menor quantidade de energia. Para garantir a eficiência do carro, a equipe precisou pesquisar as medidas, os materiais e o motor mais adequados. A carenagem foi feita com chapas de alumínio, doadas por empresas do município. “Queríamos fazer um carro leve e resistente”, explica o estudante Werner Lucas Schlittler.

Imagem

Estudantes trabalham na construção do carro nas oficinas do campus

O sistema de propulsão e o motor elétrico de ímã permanente também devem contribuir para o desempenho do carro, assim como o cuidado com o peso do piloto. O regulamento da corrida estabelece que o motorista pese, pelo menos, 50 quilos, contando roupa e capacete. Para garantir mais eficiência, o ideal é que o peso não ultrapasse muito esse limite. Por isso, a equipe convidou meninas para pilotar o veículo, que deve andar a uma velocidade média de 15 quilômetros por hora.

Imagem

Cátia Ruppenthal será a piloto do veículo

Outra inovação do carro é um sistema de telemetria, semelhante ao usado em veículos de Fórmula 1. Por meio de uma transmissão via rádio, serão enviadas informações do veículo, como velocidade e energia consumida. Isso vai permitir que a equipe monitore o desempenho do carro e, se necessário, passe orientações para o piloto.

Este é o segundo ano que o IFSul participa da maratona de eficiência energética. Em 2012, a equipe conquistou 11º lugar na categoria carro elétrico. Desta vez, a meta é se destacar entre as 23 equipes da categoria e garantir um lugar no pódio. Com todas as adaptações visando um melhor desempenho do carro elétrico, a expectativa é de que ele seja três a quatro vezes mais eficiente do que o do ano passado. Conforme o professor Jordan Gustavo Trapp, o custo estimado do carro é de R$ 2 mil a R$ 3 mil. Com exceção da solda, feita pela Pablo Racing, todo o veículo – desde o motor até a carenagem - foi feito no IFSul, com muitas peças reutilizadas e pelos próprios alunos.

Imagem

Carenagem do carro é feita de chapas de alumínio

Todo o trabalho é realizado a partir do Grupo de Estudos de Eficiência Energética do IFSul (Gefisul) e do Projeto e implementação de um veículo elétrico com vistas à eficiência energética, coordenado pelo professor Luciano Porto de Lima. Além disso, o IFSul conta com o apoio das empresas Venax Eletrodomésticos, Pablo Racing e Won Comunicação Total, o que viabilizará a participação na Maratona.

Aprendizado – Na opinião de Lima, o convívio e a troca de conhecimento entre alunos de diferentes cursos e idades na construção do carro elétrico são alguns dos aspectos positivos do projeto. Ele também ressalta a oportunidade de os estudantes trabalharem na prática com conteúdos abstratos, como a eletricidade, além de pensar a eficiência energética aliada à sustentabilidade. “Há também a conscientização da redução do consumo que pode contribuir para a redução do impacto ambiental. Os alunos agregam conhecimento e podem compartilhar depois”, salienta.

Conheça a equipe

Alunos: Marcelo Sentena Vargas (capitão), Cátia Daiana Ruppenthal (piloto 1), Thamires Menezes (piloto 2), Alex Ferreira, Alexsandro Fernandes, Anderson Soares Santos, Andrei Samuel Farsen, Cristian Rosa Wilges, Flávio Elestor Massmann Júnior, Gabriel Kist, Jonathan Andriel Bencke, Marcelo Millani Daniel, Nestor Alfredo Fagundes, Ricardo Swarovsky, Vinícius Bijagran Nunes, Werner Lucas Schlittler, Wesley da Luz.

Professores: Luciano Porto de Lima (coordenador), Richard Silva Martins, Jordan Trapp, Juliano Poleze, Miguel Angelo Baggio, Henrique Wild Stangarlin e Leandro Roberto Sehn.

Última atualização (Qui, 25 de Julho de 2013 12:42)